Trabalhadores e trabalhadoras do Ministério da Saúde cobram maior participação da categoria na gestão da GEAP

Categoria também elegeu cinco delegad@s ao Congresso da Fenasps

O pessoal do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em Goiás (NEMS) está preocupado com a gestão centralizada da Geap. Afirma que embora formalmente a administração da operadora do plano de saúde dos servidores deva ser bipartite, na prática os trabalhadores e trabalhadoras têm tido pouco poder de decisão nos rumos da Geap. A crítica foi feita durante reunião da categoria, realizada no auditório da Funasa, na manhã desta segunda-feira, 25 de setembro. “Queremos a Geap de volta. Pois não é um plano de saúde qualquer, foi criado com a proposta de autogestão e gestão compartilhada, mas na verdade nós servidores estamos sendo desconsiderados”, denunciou um dos colegas que trabalham no NEMS.

Atenta à reclamação, a diretoria colegiada do Sintfesp terá audiência nesta terça-feira, 26, às 15 horas, com o Gerente Regional da Geap em Goiás, Hélio Bernandes. Além deste assunto, estará em pauta a nova modalidade de plano sem co-participação. O sindicato quer saber detalhes como os valores a serem pagos por faixa etária, se há tempo de carência aos que aderirem, se a modalidade será estendida aos dependentes e agregados, se há a possibilidade de retorno ao plano atual em caso de arrependimento, e se há limite para o uso de serviços como consultas médicas, odontológicas, exames laboratoriais, internações e cirurgias.

A assembleia no NEMS também discutiu a importância do fortalecimento de nossos representantes nas mesas locais de negociação e a necessidade de urgente mobilização da categoria visando paralisações por local de trabalho, como forma de enfrentar o desmonte do serviço público pelo governo Temer. “Ficou definido que faremos greves de curta duração por setor de trabalho, sendo que datas para tal ação ainda não foram definidas”, informa a diretora Heloísa Massanaro.

Os cerca de quarenta trabalhadoras e trabalhadores do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em Goiás ainda elegeram cinco delegados para XV Congresso da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps): Gercina Francisco, Rozilda Rodrigues, Elza Luiz, Francisco Heliodoro e Waldina Millioli. O Confenasps, de 26 a 29 de outubro, em Serra Negra-SP, terá como pauta: 1) Análise de Conjuntura Internacional e Nacional – Crise Econômica e as Consequências para os Trabalhadores; 2) Reorganização Sindical: Movimento dos Servidores Públicos Federais; 3) Reorganização dos Processos de Trabalho, Teletrabalho, Saúde do Trabalhador; 4) Saúde e Previdência Complementar (Fundação Viva de Previdência, Capesaúde e outros); 5) Balanço Político do Movimento Sindical; 6) Plano de Lutas; 7) Alteração Estatutária e Regimental; e 8) Eleição da Diretoria Colegiada.

Além de funcionários lotados no NEMS, participaram da reunião os seguintes dirigentes do Sintfesp: Terezinha Aguiar, Mara Regina, Wilma Alves, Laura Simões, Antônia Gomes, Maria Auxiliadora e Waldina Millioli.


FONTE: SINTFESP/GO-TO

Deixe um comentário